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Saneamento cadastral

As informações de sua base de dados de clientes e fornecedores são confiáveis? Possui contatos válidos para efetuar campanhas promocionais e informar seus clientes e fornecedores? Sua empresa está cumprindo com as obrigações do SPED Fiscal?

Possuir informações precisas de clientes e fornecedores é um dos que mais impactam na eficácia de uma empresa, permitindo uma comunicação ágil e garantindo a segurança fiscal das transações. Sua desorganização impacta na elevação de custos, na ineficácia dos processos e no risco de multas e sanções.

Através de metodologias de governança cadastral, o Grupo Audax atua na análise da sua base de dados, confrontando os dados com informações de órgãos públicos e nossa base de Bigdata para identificar a situação fiscal, os principais dados cadastrais, além da formatação normatizada para a importação dos dados em seu ERP.

Metodologia
  • 1. Saneamento do Cadastro
    Executamos o saneamento do cadastro, por meio de consultas às bases públicas oficiais da Receita Federal e Fazendas estaduais (Sintegra) e outras bases que forem necessárias, tal como Antt, Suframa, entre outras.
  • 2.Dados Atualizados
    A partir da verificação inicial, elaboraremos um manual com os critérios técnicos para a elaboração do PDM, validando com os responsáveis qual será o formato de padronização adotado.
  • 3. Conferência de Dados
    Conferimos dados de endereço com dados dos Correios, a separação de logradouro, número, complemento, bairro e cidade em campos distintos, a inclusão do código do município do IBGE, a eliminação de caracteres especiais, conforme normas do SPED, e a aplicação de dicionário de abreviaturas, padrão ou definido pela sua empresa.
  • 4. Confrontamento de Dados
    Confrontamos os dados obtidos e os dados do seu cadastro, com o fornecimento de um relatório apontando as diferenças, o que facilita muito o trabalho de atualização, por parte da sua empresa.
  • 5. Armazenamento de Dados
    Após a captura dos dados da Receita Federal e do Sintegra os dados serão armazenados em formato texto, permitindo a fácil integração com qualquer ambiente de dados.
  • 6.
    A conclusão do projeto se dá na entrega do manual validado com todos os critérios de PDM e das tabelas acessórias, que dão ao departamento de compras uma visão prática sobre como classificar adequadamente cada produto e serviço, permitindo manter a governança da base de dados.

Todas as informações recebidas pela nossa empresa serão tratadas com total sigilo, garantido em contrato de prestação de serviços.

Serviços de Higienização ou saneamento de dados cadastrais de clientes e fornecedores

Após a realização das consultas e captura dos dados, podemos realizar o serviço de saneamento dos cadastros, que consiste em:

  • Padronizar as formas de abreviação das razões sociais e endereços.
  • Efetuar a comparação dos dados fornecidos pelo cliente com os dados capturados através da consulta.
  • Apontar as divergências existentes na comparação efetuada.
  • Identificar as empresas que estão com a situação cadastral habilitada ou não.
  • Geração das bases de dados em formato apropriado para recepção em seu sistema, seja SAP, Oracle ou em outros formatos.

Obs: A comparação com os dados do cliente poderá ser efetuada com o retorno do SINTEGRA ou da Receita Federal, de acordo com os critérios estabelecidos pelo cliente.

Penalidades
  • Perda de créditos do ICMS.
  • Multas.
  • Retenção de mercadorias em trânsito.
  • Transação considerada inidônea.
  • Devolução de arquivos magnéticos
Fontes de Dados
  • Receita federal – Situação Cadastral de CNPJ ou CPF
  • Sintegra – Situação cadastral de CNPJ, Inscrição Estadual
  • Anvisa – Autorização de Funcionamento e de Atividades
  • Antt – Habilitação de transportador de cargas
  • Anp – Habilitação de posto de combustíveis
  • Prefeitura Municipal de São Paulo – Situação cadastral
  • Companhias telefonicas (Telefonica, Telemar, Brasiltelecom, CTBC)
  • INSS (NIT – Número de Identificação do Trabalhador)
  • Denatran – Informações de veículos e multas
  • Detrans de todos os estados da federação
  • CRM/SP – Médicos registrados no CRM
  • Bases pagas (Serasa, Equifax e outras)
  • Riscos de operações sem consulta ao Sintegra
  • Fornecedores e Clientes em situação irregular.
  • Dados cadastrais em desacordo com o Fisco.
  • Clientes e Fornecedores inexistentes perante o Fisco.