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Na hora de descrever um serviço, há muitas diferenças que devem ser consideradas para que exista a eficácia no processo de elaboração de um bom PDM. Em termos conceituais, divide-se a nomenclatura entre PDM (para materiais) e PDS (para serviços), porém ambos devem ser considerados, com suas particularidades, dentro de um mesmo processo do saneamento de cadastro.
Para considerar suas particularidades, é importante definirmos o que é um serviço: um ato ou desempenho essencialmente intangÃvel que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte posse de nenhum bem. Sua execução pode ou não estar ligado ao dinheiro. Exemplos: alugar um lote de cadeiras, depositar dinheiro em um banco, utilizar um taxi, viajar de avião, obter uma consultoria - todas essas atividades envolvem a compra de um serviço.
Para Hoffman e Bateson (2008, p. 5) serviços podem ser definidos como ações, esforços ou desempenhos. E Keller e Kotler (2006, p. 397) definem serviço como "qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangÃvel, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto". Para Ronald H. Ballou o serviço ao cliente possui elementos definidos em três momentos em relação à transação: na pré-transação, na transação e na pós-transação.
Os serviços possuem as seguintes caracterÃsticas:
É nesta fase que se faz a padronização da descrição para cada serviço utilizado pela empresa. Definindo os processos e aspectos que o compõe.
A classificação da taxonomia do serviço segue uma metodologia especÃfica para cada tipo de serviço solicitado.
Exemplos:
Definindo a descrição adequada, cabe ao responsável pela contratação, que se cumpra por parte dos fornecedores o serviço com todas as especificações definidas. Uma descrição correta permite a devida comparação das propostas, acompanhamento da execução e a identificação do atendimento das necessidades.
É adequado que os ERPs sejam configurados com um grupo especÃfico de serviços, separado dos materiais. Há empresas que cadastram todos os serviços de forma definitiva, com código e item especÃfico para cada serviço, seja recorrente ou não. Com o processo de governança de cadastros, obtém-se o mesmo resultado em termos de economia e eficácia tanto em materiais quanto em serviços.
Pós graduado em Análise de dados com BI e Bigdata; Mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação; Membro do DAMA Brasil (Data Management Association International).