CASES

Multinacional produtora de energia renovável

(PDM, Saneamento e enriquecimento no cadastro de clientes e fornecedores)

Cliente

Multinacional produtora de energia renovável, com portfólio formado por hidrelétricas e parques eólicos com uma capacidade total de cerca de 300 megawatts e faturamento global na casa dos R$ 10,7 bilhões.

Necessidade

No período de virada entre 2017 e 2018 nosso cliente passou por um processo de mudança de ERP, adotando o sistema SAP, tendo em paralelo um movimento de aquisição de outras empresas nacionais. Aproveitou a necessidade de revisar todos os dados para efetuar a governança cadastral de materiais e também de clientes e fornecedores. Não havia até o momento nenhuma metodologia de cadastramento e a base de dados estava inflada e imprecisa. Contratou o Grupo Audax para realizar ambos os projetos.

Escopo

O projeto envolveu o saneamento de 2.500 CNPJs (entre clientes e fornecedores) e aproximadamente 7.000 materiais. Os grandes desafios do projeto eram o curto prazo para execução (1 mês) e a necessidade de validar todos os dados diretamente com os clientes e fornecedores. Para o PDM, o desafio foi o levantamento de um grande volume de NCMs e a tradução de todos os materiais para o inglês.

Metodologia

Foi aplicada a metodologia desenvolvida pelo Grupo Audax para o saneamento de cadastro de clientes e fornecedores, combinando dados de bigdata, órgãos federais, e-mails e contatos telefônicos. Para o PDM efetuamos um levantamento detalhado dos dados e envolvemos uma equipe de tradutores para a validação da descrição em inglês. Em função do prazo reduzido de execução do projeto, o processo foi otimizado e agilizado com o know-how de mercado do Grupo Audax, com fechamento dos processos em lotes, acelerando assim a entrega e captura das economias.

Resultados

A implementação foi realizada com sucesso, dentro do prazo previsto e auxiliou na redução de 32% do tempo dos processos operacionais relacionados à compras e faturamento, além da fidelização de clientes e fornecedores e melhora na qualidade da base de dados destes itens. 4% dos fornecedores e clientes estavam inativos em órgãos públicos e 52% possuíam alguma informação inválida. No processo de PDM, foram eliminados 7,8% do cadastro, com dados inválidos e/ou duplicados.

Desafio

Realizar projetos de Governança cadastral para a implementação de SAP, além do alinhamento com os dados da matriz internacional.

Projeto

Sanear informações de materiais, clientes e fornecedoras em um prazo de 30 dias.

Método

Metodologia desenvolvida pelo Grupo Audax, com levantamento de dados, análise de clientes e fornecedores em diferentes fontes de informação.

Resultados

Economia de 32% no tempo envolvido para atividades operacionais.